Tuesday, 14 December 2010

ORAÇÃO QUOTIDIANA (São Miguel Arcanjo)

ORAÇÃO QUOTIDIANA
(Papa Leão XIII)

São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate, cobri-nos com o vosso escudo contra os embustes e ciladas do demónio. Que DEUS lhe impere, instante e humildemente o pedimos. E vós, Príncipe da Milícia celeste, pelo poder divino, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos, que vagueiam pelo mundo para perdição das almas!
Assim seja!

São Miguel Arcanjo (I)

São Miguel Arcanjo (I)

A uma santa religiosa disse São Miguel:
«Diz a todos o muito que eu posso, junto do Altíssimo; diz-lhes que me peçam quanto queiram, pois é grande o meu poder perante DEUS.»

VISÃO DO INFERNO

«...O reflexo pareceu penetrar a terra e vimos como que um mar de fogo. Mergulhados em esse fogo, os demónios e as almas como se fossem brasas transparentes e negras ou bronzeadas, com forma humana, que flutuavam no incêndio, levadas pelas chamas que delas mesmas saíam juntamente com nuvens de fumo, caindo para todos os lados, semelhantes ao cair das faúlhas em os grandes (incêndios), sem peso nem equilíbrio, entre gritos e gemidos de dor e desespero que horrorizava e fazia estremecer de pavor ... Os demónios distinguiam-se por formas horríveis e asquerosas de animais espantosos e desconhecidos, mas transparentes como negros carvões em brasa...»

Quem escreveu isto? A: José Saramago. B: Albert Camus. C: Lúcia de Fátima. D: Luther.

A resposta boa é C: Lúcia de Fátima, em Memórias da irmã Lúcia (ed. de Março de 1990).

A seguir a Virgem disse: « Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores: para os salvar, DEUS quer estabelecer no mundo a devoção ao MEU IMACULADO CORAÇÃO:»

Friday, 10 December 2010

‘S. RAFAEL’

Diz o P. Luís de La Puente:

«O Pai Celeste, vendo que os anjos maus, expulsos do Céu, haviam de tentar e perseguir os homens com grande ódio e inveja, destinou em Sua amorosa Providência que os Anjos bons, que ficaram no Céu, viessem defendê-los dos demónios, para que os homens tivessem espíritos invisíveis que os defendessem dos inimigos invisíveis. E pela mesma razão destinou a Divina Providência que nos defendessem de outros inimigos que, embora visíveis, estão ocultos e encobertos; era necessário que tivéssemos algum amigo também oculto, que os conhecesse e nos pudesse defender deles».

Dentre estes amigos e protectores celestes, quis o Senhor destacar de modo especial os nomes de S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael, Principes-Arcanjos na defesa da Igreja e dos homens em particular.

Dos milhões e milhões de Anjos, são estes três nomes, os únicos que conhecemos por revelação oficial da Sagrada Escritura, que narra as suas intervenções e o seu papel benéfico e amigo junto dos homens.

De modo especial quero referir-me hoje a S. Rafael, denominado : A medicina de DEUS, o Anjo da Cura, o reconfortante na Dor, o protector dos médicos, dos viajantes e peregrinos, o desmascarador do diabo e que o põe em debandada e o algema nos casos de magia negra, de espiritismo e bruxaria e de certas doenças ocultas e misteriosas, provenientes da acção demoníaca.

É bom invocar o Seu auxílio ainda, na cegueira corporal e espiritual e na escolha de santos matrimónios. Recomendo a todos que releiam o Livro de Tobias que a Bíblia consagra à intervenção benéfica, em auxílio dos homens, deste poderoso Príncipe-Arcanjo.

Estamos na época do ateísmo e da implantação do culto demoníaco com seus adoradores de Satanás, a magia negra, o espiritismo e todos os sortilégios. Só DEUS, que põe ao nosso serviço os Seus Anjos, nos poderá livrar das emboscadas do demónio, transformado tantas vezes em anjo de luz.

Protegidos por S. Rafael, seremos livres dos poderes maléficos ocultos.

Hoje, que tanto se viaja, em que há tantos acidentes em terra, mar e ar, invoquemos S. Rafael; hoje, que os lares se profanam, invoquemos S. Rafael para obter um santo esposo e uma santa esposa, como Tobias e Sara. Hoje, em que, por falta de Fé e de oração, há tantos vexames diabólicos, invoquemos a protecção deste Arcanjo, cuja especialidade é desmascarar e algemar o diabo e seus satélites. E visto que, como diz a Escritura Santa, ele é um daqueles sete Anjos que está sempre em adoração e serviço junto do Trono do Altíssimo, enchamo-nos de confiança na sua perpétua assistência e pronto socorro.

Ao começarmos uma viagem, entrando no carro, no avião ou no barco, digamos:

«S. Rafael, protegei-me, rogai por mim».

Esta pequena oração, tirada do missal, procuremos decorá-la:

«Ó Deus, que destes por guia ao Vosso servo Tobias, o bem-aventurado Arcanjo S. Rafael, fazei que sejamos sempre defendidos e auxiliados com a sua protecção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amén».

«S. Rafael, Anjo do Senhor, que prendestes e algemastes o demónio, defendei-nos de todo o mal, pois Grande é o nosso DEUS e Grande é o Seu poder».

Novena a S. Rafael

Contra os vexames diabólicos e para obtermos a cura das doenças de que os médicos desconhecem a origem e ainda nas doenças da vista sobretudo na ameaça da cegueira aconselha-se esta novena muito simples:

Rezar em cada dia

10 glórias à Santíssima Trindade

por todos os dons concedidos a S. Rafael Arcanjo.

Peçamos depois com simplicidade que este Arcanjo nos ajude no que pretendemos, se for para glória de DEUS e bem da nossa alma.

Se não for, que nos obtenha o que for mais conforme com a sua Santíssima Vontade e o nosso bem.

Podemos terminar dizando:

«S. Rafael, Principe-Arcanjo do Senhor que prendestes e algemastes o demónio que atormentava Sara, defendei-nos de todos os males, do corpo e da alma, pois Grande é o nosso DEUS e Grande é o Seu Poder. Amén.

(Com aprovação eclesiástica)

Origem: uma pagela gratuita, Edição do «CAVALEIRO DA IMACULADA» Avª Camilo, 240 – 4300 PORTO. A pagela ainda tem escrito: (Esta pagela envia-se gratuitamente, em quantidades, a quem nos enviar uma oferta para a taxa dos correios e para ajuda de novas edições).

O padre que escreveu este texto já morreu, pensamos. Não sabemos se a Edição Cavaleiro da Imaculada ainda existe, vamos informar-nos. Um estudo sobre este texto será feito se DEUS quiser.

Thursday, 9 December 2010

A DEVOÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

Dia 10 de Dezembro de 1925 (Há exactamente 85 anos!), apareceu a Lúcia, a vidente de Fátima, a SS. Virgem e, ao lado, suspenso em uma nuvem luminosa, um menino. A SS. Virgem, pondo-Lhe no ombro a mão, mostrou, ao mesmo tempo, um coração que tinha na outra mão, cercado de espinhos.

Ao mesmo tempo, disse o menino:

«Tem pena do Coração da tua SS. Mãe que está cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos, Lhe cravam, sem haver quem faça um acto de reparação para os tirar.»

Em seguida disse a SS. Virgem:

«Olha, Minha filha, o Meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos, a todos os momentos Me cravam, com blasfémias e ingratidões.

Tu, ao menos, vê de Me consolar e diz que todos aqueles que durante cinco meses, ao 1º Sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço e Me fizerem quinze minutos de companhia, meditando nos quinze mistérios do Rosário, com o fim de Me desagravar, Eu prometo assisti-los na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas.»

Memórias de irmã Lúcia, sexta edição de Março de 1990. P. 230.

NOTA. A confissão pode ser feita vários dias antes ou depois do primeiro Sábado, tendo sempre a intenção de desagravar o IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA, uma vez que se comungue em estado de graça.

Origem: diversos livros + ‘A devoção ao Imaculado Coração de Maria do P. António Pereira, Editora: Cidade do Imaculado Coração de Maria.

Sede sóbrios e vigiai!

«Sede sóbrios e vigiai! O Diabo, vosso adversário, anda ao redor de vós, como um leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe firmes na fé, sabendo que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem as mesmas aflições. O DEUS de toda a graça, que vos chamou em Jesus Cristo à Sua eterna glória, depois de terdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis e vos fortificará.»

Quem escreveu isto? A: São Paulo; B: São Lucas; C: São Bernardo; D: São Pedro.

A resposta boa é São Pedro (em 1 Pedro V, 8 ss).

Friday, 26 November 2010

Quem disse? (3)

Quem disse:

«Sem a contemplação dos mistérios, o Rosário é um corpo sem alma e sua recitação corre o perigo de tornar-se uma repetição mecânica de fórmulas.» ?

A: João Paulo II. B: João Paulo I. C: Santo Pio X. D: Paulo VI.


A resposta correcta é D: Paulo VI, na sua Exortação «Marialis cultus».


Origem: «Se fizerem o que vos disser terão paz.» de P. Fernando Leite.

Quem disse? (2)

Quem disse: «Dá pena ver como reza o terço a maior parte da gente: rezam com velocidade vertiginosa e às vezes comem-se palavras. Não se atreveriam a cumprimentar deste modo o último dos homens.» ?

A: Santo António. B: Santo Francisco de Assis. C: Santo Domingo. C: Santo Luís Maria Grignion de Montfort.

A resposta correcta é C: Santo Luís Maria Grignion de Montfort.

COMPROMISSO DO TERÇO PELA PAZ

Minha Mãe, Maria Santíssima, muitas vezes o vosso terço trouxe a paz à Santa Igreja, perseguida e aflita. Vós mesma, em Fátima, nos mandastes rezar o terço todos os dias a fim de obter a paz para o mundo.
Desejando cumprir este vosso pedido, tomo, confiado na bondade do vosso Coração Imaculado, o compromisso de rezar o terço todos os dias para que concedais a paz à nossa Pátria e para que ela se mantenha sempre fiel ao vosso Divino Filho.
Concedei-me a vossa graça para que eu seja fiel a este compromisso. Assim seja.

Origem: «Se fizerem o que vos disser terão paz» de P. Fernando Leite, p. 27

Quem disse? (1)

Quem disse:

«Não hesitamos em repetir: depositamos grande confiança no Rosário para curar os males que afligem a nossa época. Não é com a força, nem com as armas, nem com o poder humano, mas com a ajuda divina alcançada por esta oração que a Igreja, forte como David, com a sua funda, poderá enfrentar, intrépida, o inimigo infernal.»?

A: Pio XII. B: João XXIII. C: Paulo VI. D: Leão XIII.

A resposta correcta é A: foi Pio XII na sua Encíclica ‘Auspicia Quaedam’, de 1 de Maio de 1948.

Thursday, 21 January 2010

O QUE O PROFESSOR BARUK, PSIQUIATRA, PENSA DO SR. CHARBONNEL

O nome do Professor Henri Baruk (Membro da Academia Nacional de Medicina) é grande no mundo do psiquiatria.
O famoso autor de "Tratado de Psiquiatria" ( 2 vol. Masson, 1959 ), de “Précis de Psiquiatria"( Masson, 1950 )," de “A Psiquiatria francesa de Pinel aos nossos dias”, etc. pronunciou-se sem apelo sobre o Sr. Charbonnel." Eis por conseguinte o que escreveu o Professor Henri Baruk sobre o Sr. Charbonnel.
Tive a ocasião de examinar três vezes o Sr. CHARBONNEL Yannick que pediu-me que o examinasse devido ao facto de ficar surpreendido num caso judicial de natureza religiosa de ter sido suspeitado de perturbações mentais.
Os três exames que fiz foram totalmente negativos. O Sr. CHARBONNEL tem um notável contacto com a realidade, uma facilidade e respostas fáceis e precisas, conhecimentos vastos, funções intelectuais excelentes, uma apreciação das realidades, os sentimentos afectivos não somente conservados mas bem desenvolvidos, um comportamento perfeitamente adaptado.
Não se encontra nele nenhuma perturbação da corrente do pensamento, nenhum fenómeno névropatico obsessivo, nenhuma perturbação psicosensorial.
Completei os meus exames por diversos testes, nomeadamente o teste de Wechsler Bellevue, onde obtém o máximo dos pontos em todas as provas; o teste de Rorscbach e o teste de Tsedek, que atesta um excelente julgamento moral e um carácter bem adaptado.
O exame neurológico é negativo. A tensão arterial normal. Nenhum passado patológico à parte uma coqueluche com pleurisia na infância. O seu estado geral é actualmente excelente.
Falando com ele, informa-me que teria sido incriminado para a sua adesão numa associação religiosa que visa restabelecer a tradição da Igreja. Tem, parece, fortes e sinceras convicções religiosas. A associação em questão é implicada, parece, na luta actual entre as tendências tradicionais e as tendências progressistas na Igreja.

Estes problemas não me dizem respeito de modo algum como psiquiatra. Porque não é questão de pôr rótulos psiquiátricos para questões de opiniões. Pode ser questão apenas estabelecer diagnósticos precisos.
Ora aqui nenhuma síndroma psiquiátrica convém ao Sr. Charbonnel. Não é questão um momento de evocar o mais mínimo processo esquizofrénico tendo em conta a sua perfeita coerência, a sua notável concentração e adaptação à realidade, e os seus sentimentos afectivos. Também não nos encontramos na presença de um paranóico, porque não se encontra em nada a rigidez mental, o orgulho, a desconfiança e as tendências interpretativas de esta síndroma. Certamente, tem fortes convicções e não poderia discutir um estado passional no sentido atribuído por Clérambault, mas as suas convicções não são imaginativas nem delirantes, inscrevem-se num todo e na sua formação Católica. Não se trata em nenhum caso aqui destes delírios místicos tão bem estudados outrora por Brierre de Boismont. Por último, o Sr. Charbonnel tem bom ”tonus” moral e não apresenta nenhuma depressão nem física nem moral.
Ele me disse que você o tinha visto e que se ocupava dele. É por isso que pensei não poder fazer melhor que vos escrever esta carta pensando que no plano religioso você é melhor colocado para resolver este problema. * 1

Queira crer aos meus melhores sentimentos.
H. Baruk

* 1 Professor Baruk, com efeito, não é católico mas judaico.

N.B. 1000 fotocópias do manuscrito original foram enviadas aos nossos correspondentes.