Friday, 27 September 2013

-Fim- AS QUINZE ORAÇÕES DE SANTA BRIGIDA ORAÇÃO FINAL

ORAÇÃO FINAL


Ô bom Jesus ! Feri o meu coração para que lágrimas de penitência, de dor e de amor, me servem de pão dia e noite. Convertei-me totalmente a Vós; que o meu Coração seja uma perpétua morada para Vós; que a minha conduta Vos seja agradável e que o fim da minha vida Vos seja tão louvável que depois da minha morte possa merecer o Vosso Paraíso e louvar-Vos, bendizer-Vos e adorar-Vos para sempre, com todos os Santos. Assim seja.

15 AS QUINZE ORAÇÕES DE SANTA BRIGIDA ORAÇÃO 15

DÉCIMA-QUINTA ORAÇÃO
Pai Nosso, Avé Maria
Ô Jesus ! Vinha verdadeira e fecunda, lembrai-vos da abundante efusão de sangue que generosamente derramastes do Vosso Sagrado Corpo como as uvas sob a prensa.
Do Vosso Lado trespassado pela lança do soldado, destes-nos Sangue e Água, de tal modo que não sobrou sequer uma única gota e, enfim, como feixe de mirra elevado sobre a Cruz, a Vossa carne delicada foi aniquilada, o líquido das vossas entranhas esgotado, e a medula dos vossos ossos secada.


Por esta amarga Paixão e pela efusão do vosso Precioso Sangue, suplico-vos, ó bom Jesus, que recebais a minha alma quando estiver na agonia. Assim seja.

14 AS QUINZE ORAÇÕES DE SANTA BRIGIDA ORAÇÃO 14

DÉCIMA-QUARTA ORAÇÃO
Pai Nosso  Avé-Maria

Ô Jesus ! Filho Unigénito do Pai, esplendor e figura da Sua Substância, lembrai-vos da ardente e humilde recomendação que fizestes a Vosso Pai, quando Lhe dissestes: « Pai, em Vossas Mãos entrego o Meu Espírito. » Depois, com o Vosso Corpo lacerado e com as entranhas da Vossa Misericórdia abertas para o nosso resgate, expirastes na Cruz !


Por esta preciosa morte rogo-vos, ó Rei dos Santos, que me conforteis e me socorrais para resistir ao demónio, à carne e ao sangue, a fim de que estando morto para o mundo, viva só em Vós. Na hora da minha morte, recebei a minha alma peregrina e desterrada que a Vós regressa. Assim seja.

13 AS QUINZE ORAÇÕES DE SANTA BRIGIDA ORAÇÃO 13

DÉCIMA-TERCEIRA ORAÇÃO
Pai Nosso, Avé Maria
Ô Jesus ! Leão poderoso, Rei Imortal e Invencível, recordai-vos da dor que suportastes quando todas as Vossas forças, tanto do coração como do corpo, chegaram ao esgotamento e, inclinando a cabeça, Vós dissestes: « Tudo está consumado. »

Por esta angústia e dor, suplico-vos, Senhor Jesus, que tenhais piedade de mim no último instante da minha vida, quando a minha alma estiver na agonia e o meu espírito conturbado. Assim seja.

12 AS QUINZE ORAÇÕES DE SANTA BRIGIDA ORAÇÃO 12

DÉCIMA-SEGUNDA ORAÇÃO
Pai Nosso, Avé Maria
Ô Jesus ! Espelho de Verdade, sinal de Unidade e laço de Caridade, lembrai-vos das vossas inúmeras chagas, que se estenderam da cabeça aos pés, lacerado e ensanguentado pela efusão do Vosso Sangue adorável ! Ô grande e universal dor que Vós sofrestes por nosso amor, na Vossa carne virginal ! Ô dulcíssimo Jesus, que mais poderíeis fazer por nós que não tenhais feito ?

Suplico-vos, ó meu Salvador, que marqueis com o Vosso Preciosíssimo Sangue todas as Vossas Chagas no meu coração, para que eu aí possa ler, sem cessar, as Vossas dores e o Vosso amor. Que por uma fiel memória da Vossa Paixão se renove na minha alma o fruto dos Vossos sofrimentos e que o Vosso Amor aumente todos os dias na minha alma, até que eu chegue a Vós, que sois o tesouro de todos os bens e de todas as alegrias, que eu Vos suplico que me deis, ó doce Jesus, na vida eterna. Assim seja.

11 AS QUINZE ORAÇÕES DE SANTA BRIGIDA ORAÇÃO 11

DÉCIMA-PRIMEIRA ORAÇÃO
Pai Nosso, Avé Maria

Ô Jesus ! Profundíssimo abismo de Misericórdia, em memória das Vossas Chagas que penetraram até à medula dos Vossos ossos e das vossas entranhas, suplico-vos: livrai-me do peso das minhas ofensas, da lama do pecado, e escondei-me, nas fendas das vossas Chagas, da vossa face irritada, até que a Vossa cólera e justa indignação tenham passado. Assim seja.

AS QUINZE ORAÇÕES DE SANTA BRIGIDA ORAÇÃO 10

DÉCIMA ORAÇÃO
Pai Nosso, Avé Maria
Ô Jesus ! Que sois o princípio e o fim, a vida e a virtude de todas as coisas, recordai-vos que mergulhastes por nossa causa num abismo de dores, da planta dos pés até à cabeça.

Em memória da grandeza das Vossas chagas, ensinai-me a guardar os Vossos Mandamentos por uma verdadeira Caridade, Mandamentos que são uma via larga e fácil para aqueles que Vos amam. Assim seja.

Sunday, 22 September 2013

9 AS QUINZE ORAÇÕES DE SANTA BRIGIDA ORAÇÃO 9




NONA ORAÇÃO
Pai Nosso, Avé Maria
Ô Jesus ! Virtude real, alegria do espírito, recordai-vos da dor que padecestes quando, cheio de amargura pela proximidade da morte, insultado e ultrajado pelos Judeus, bradastes ter sido abandonado pelo vosso Pai, dizendo-lhe: « Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonaste ? ».

Por esta angústia, suplico-vos, ô meu Salvador, que não me abandoneis nos terrores e nas dores da morte. Assim seja.


8 AS QUINZE ORAÇÕES DE SANTA BRIGIDA ORAÇÃO 8




OITAVA ORAÇÃO
Pai Nosso Avé Marie


Ô Jesus ! Doçura dos corações, suavidade do espírito, pela amargura do fel e do vinagre que provastes na Cruz por nosso amor, concedei-me receber dignamente o Vosso Corpo e Sangue precioso, durante a minha vida e à hora da morte, para servir de remédio e consolação a minha alma. Assim seja.

Saturday, 21 September 2013

7 AS QUINZE ORAÇÕES DE SANTA BRIGIDA ORAÇÃO 7





SÉTIMA ORAÇÃO
Pai Nosso Avé Maria
Ô Jesus ! Fonte inesgotável de piedade, que por um profundo amor, dissestes sobre a Cruz: « Tenho sede » — mas sede da salvação do género humano ...


Ô meu Salvador, peço-vos que acendais em meu coração o desejo de ascender à perfeição em todas as minhas obras e de extinguir em mim próprio a concupiscência carnal e o ardor dos apetites mundanos. Assim seja.

Friday, 20 September 2013

6 AS QUINZE ORAÇÕES DE SANTA BRIGIDA ORAÇÃO 6

SEXTA ORAÇÃO
Pai Nosso, Avé Maria
Ô Jesus ! Rei amável e desejável, lembrai-Vos da dor que tivestes quando nu e como um miserável, pregado e elevado na Cruz, fostes abandonado por todos os Vossos amigos e parentes, excepto a Vossa queridíssima Mãe, que permaneceu com São João, fielmente junto de Vós na agonia, e que entregastes um ao outro dizendo: « Mulher, eis aí o teu filho », e a São João: « Eis aí a tua Mãe ».

Suplico-vos, ó meu Salvador, pela espada de dor que então trespassou a alma da Vossa Santa Mãe, que tenhais compaixão de mim em todas as aflições e tribulações, tanto corporais como espirituais, e que me assistais em todas as minhas provas, sobretudo na hora da minha morte. Assim seja.

Thursday, 19 September 2013

5 AS QUINZE ORAÇÕES DE SANTA BRIGIDA ORAÇÃO 5

QUINTA ORAÇÃO
Pai Nosso, Avé Maria
O Jesus! Resplendor da Luz Eterna, lembrai-vos da tristeza que tivestes quando, ao contemplar na Luz da Vossa Divindade a predestinação de todos aqueles que deviam ser salvos pelos méritos da Vossa Paixão, vistes ao mesmo tempo a multidão de réprobos que iriam ser condenados pelos seus pecados e chorastes amargamente por estes infelizes pecadores, perdidos e desesperados.
Por este abismo de compaixão e de piedade e, principalmente, pela grande bondade que revelastes para com o bom ladrão, ao dizer-lhe:

« Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso ! », eu Vos suplico, ó doce Jesus, que na hora da minha morte tenhais misericórdia de mim. Assim seja.

Wednesday, 18 September 2013

4 AS QUINZE ORAÇÕES DE SANTA BRIGIDA ORAÇÃO 4

QUARTA ORAÇÃO
Pai Nosso, Avé Maria
O Jesus ! Médico Divino, elevado sobre a Cruz para curar as nossas chagas com as Vossas, lembrai-vos das dores e dos martírios que sofrestes em todos os Vossos membros, dos quais nem um só ficou em seu lugar, de modo que não houve dor semelhante à Vossa. Da planta dos pés ao alto da cabeça, nenhuma parte do Vosso corpo esteve sem tormento; e, contudo, esquecendo as Vossas dores, não vos cansastes de orar ao Pai, pedindo-Lhe pelos Vossos inimigos, dizendo-Lhe: « Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que fazem ».

Por esta tão grande Misericórdia e em memória destas dores fazei que a recordação da Vossa amaríssima Paizão opere em mim uma perfeita contrição e a remissão de todos os meus pecados. Assim seja.

Sunday, 15 September 2013

3 AS QUINZE ORAÇÕES DE SANTA BRIGIDA ORAÇÃO 3



TERCEIRA ORAÇÃO 
Pai Nosso, Avé Maria
O Jesus ! Criador do Céu e da Terra, que nenhuma coisa pode conter ou limitar, Vós que tendes poder sobre todas as coisas, lembrai-vos da dor tão amarga que suportastes quando os soldados, atando as Vossas sagradas mãos e os Vossos delicados pés à Cruz, os cravaram de um ao outro lado com grossos pregos, e não vos vendo na posição que queriam, para contentar a sua raiva, aumentaram mais ainda as Vossas chagas, dando origem a dor sobre dor, ao esticar-Vos com uma inacreditável crueldade sobre a Cruz, puxando-vos de todos os lados, deslocando os Vossos membros.

Suplico-vos que, pela memória desta muita santa e amada dor sobre a Cruz, me deis o Vosso amor e santo temor. Assim seja.

Friday, 13 September 2013

2 AS QUINZE ORAÇÕES DE SANTA BRIGIDA ORAÇÃO 2


SEGUNDA ORAÇÃO
Pai Nosso, Avé Maria
O Jesus! Verdadeira liberdade dos Anjos, Paraíso de delícias, lembrai-vos da horrível tristeza que sofrestes quando os Vossos inimigos vos rodearam como leões furiosos e com milhares de injúrias, bofetadas, escarros, arranhadelas e outos espantosos tormentos, vos martirizaram à vontade.
Por estes tormentos e pelas palavras injuriosas, eu Vos suplico, ó meu Salvador, que me livreis de todos os meus inimigos, visíveis e invisíveis, e que me façais chegar, com a Vossa protecção, à salvação eterna. Assim seja.


1 AS QUINZE ORAÇÕES DE SANTA BRIGIDA ORAÇÃO 1


PRIMEIRA ORAÇÃO
Pai Nosso, Avé Maria
O Jesus! Doçura eterna para todos os que Vos amam, alegria que ultrapassa toda a alegria e todo o desejo, esperança e salvação dos pecadores, que testemunhastes não ter maior alegria do que estar entre os homens, até tomar a natureza humana na plenitude dos tempos por amor deles, lembrai-vos dos sofrimentos que padecestes desde o momento da Vossa Concepção e, sobretudo, durante a Vossa Santa Paixão, como tinha sido decretado e ordenado desde toda a eternidade no pensamento divino. Lembrai-vos, Senhor, que estando na Ceia com os Vossos discípulos, depois de lhes terdes lavado os pés, destes-lhes o Vosso Sagrado Corpo e Precioso Sangue e, consolando-os com doçura, predissestes-lhes também a Vossa Paixão. Lembrai-vos da tristeza e amargura que experimentastes em Vossa Alma, como o testemunhastes ao dizer: « A minha Alma está triste até à morte ». Lembrai-vos, Senhor, de todos os temores, angústias e dores que sofrestes em Vosso delicado Corpo antes do suplício da Cruz, quando, depois de terdes orado três vezes derramando suor de sangue, fostes traído por Judas, Vosso discípulo, preso pela Nação que havíeis escolhido e ensinado, acusado por falsas testemunhas, julgado injustamente por três juízes, na flor da Vossa juventude, e nas festas solenes de Páscoa. Lembrai-vos que fostes despojado da Vossa roupa e vestido desprezivelmente, que Vos vendaram os olhos e a cara, que Vos deram bofetadas, que Vos coroarem de espinhos, que Vos puseram uma cana na mão e que, atado a uma coluna, fostes horrivelmente açoitado e repleto de afrontas e ultrajes.

Em memória de todas estas penas e dores que suportastes antes da Vossa Paixão na Cruz, dai-me, antes da minha morte, uma verdadeira contrição, uma sincera e completa confissão, uma justa penitência e a remissão de todos os meus pecados. Assim seja.