Wednesday, 20 July 2011

ARTIGO 401 DO (ACTUAL) CÓDIGO DO DIREITO CANÓNICO.

ARTIGO 401 DO (ACTUAL) CÓDIGO DO DIREITO CANÓNICO.

Lê-se no ‘Domingo’:
« No próximo dia 28, o primeiro dia útil após a celebração, no sábado, do seu 75º aniversário, o patriarca de Lisboa, cardeal presbítero D. José da Cruz Polícarpo, vai, conforme aconselha o artigo 401 do Código do Direito Canónico, enviar ao Santo Padre a carta de resignação. Quer isto dizer que o bispo de Lisboa coloca nas mãos de Bento XVI a sua substituição na liderança da diocese, uma vez que atingiu a chamada idade canónica da reforma. A partir desse dia, D. José fica a aguardar notícias de Roma, ou seja, à espera de que o Papa aceite a sua resignação. »
Origem:
´Domingo´ (Correio da manha), semana 20.02 até 26.02.11. p. 27, artigo de Secundino Cunha

Saturday, 9 July 2011

Certamente, deveria com mas diligência prestar ouvidos...

Certamente, deveria com mais diligência prestar ouvidos ao som vindo de Vossas nuvens: - «Sofrerão as tribulações da carne. Eu, porém, quisera poupar-vos». ( I Cor VII, 28 ) Ou ainda: -«É bom para o homem não tocar em mulher alguma» ( I Cor VII, 1 ), «o que não tem esposa, pensa nas coisas de DEUS, e como lhe há-de agradar; o que está unido em matrimónio pensa nas coisas do mundo e como há-de agradar à esposa» ( I Cor. VII, 32, 33 ). Oxalá tivesse ouvido mais atentamente estas palavras! Santo Agostinho ( 'Confissões' )

Que sou eu aos Vossos olhos ...

Que sou eu aos Vossos olhos para que me ordeneis que Vos ame, irando-Vos comigo e ameaçando-me com tremendos castigos, se o não fizer? Santo Agostinho ('Confissões')

Friday, 8 July 2011

QUEM ESCREVEU?

QUEM ESCREVEU?

«Vós (DEUS) o (o homem) incitais a que se deleite nos vossos louvores, porque nos criastes para Vós e o nosso coração vive inquieto, enquanto não repoisa em Vós. »

Resposta A: Santo Agostinho; resposta B: Santo Paulo; resposta C: Santa Teresa de Avila; resposta D: Santa Teresa do Menino Jesus.

A boa resposta é a resposta A: Santo Agostinho, ao começo do livro 'Confissões'.

O livro começa assim:

«Sois grande, Senhor, e infinitamente digno de ser louvado» 1. «É grande o vosso poder e incomensurável a vossa sabedoria» 2. O homem, fragmentozinho da criação, quer louvar-Vos; - O homem que publica a sua mortalidade, arrastando o testemunho do seu pecado e a prova de que Vós resistis aos soberbos. Todavia, esse homem, particulazinha da criação, deseja louvar-Vos. Vós o incitais a que se deleite nos vossos louvores, porque nos criastes para Vós e o nosso coração vive inquieto, enquanto não repoisa em Vós 3.

1: Salm. XCV, 4.
2: Salm CXLVI, 5.
3: Esta frase (diz o comentador do livro), é a sintese de todo o livro. A nostalgia de DEUS habita no coração do homem. É um espinho cravado na sua carne ...